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Alderley Zani conta sobre o mercado de Pet Food

Alderley Zani conta sobre o mercado de Pet Food

Somos muito criativos, mas ainda há muito a ser feito!”

 

São 28 anos de trabalhos na área de alimentação animal e o engenheiro agrônomo e nutricionista, Alderley Zani Carvalho, acumula experiência de consultor nas áreas de Projetos, Gestão de Processos, Desenvolvimento de Produtos e Formulações, Garantia da Qualidade, Serviço de Atendimento ao Consumidor, Qualificação de Fornecedores e Assuntos Regulatórios, atendendo clientes no Brasil e Exterior. Atualmente, sócio-proprietário da AZC Animal Nutrition Consulting Ltda, Alderley concedeu entrevista para a nossa redação onde compartilha suas impressões e opiniões sobre o mercado de nutrição animal. Confira!

Revista Pet Food Brasil_Como avalia o mercado brasileiro voltado à nutrição dos animais de estimação sob os aspectos: variedade, qualidade e inovação?

Alderley Zani_ O mercado nacional oferece e explora uma grande variedade de produtos, desde os alimentos completos secos e úmidos, passando por linhas específicas (para espécies, fases de vida, porte dos animais, raças e funcionalidades); ingredientes com apelos diferenciados; diversidade nas categorias (Econômica, Standard, Premium, High Premium, Top Premium, Super Premium, Terapêutica  etc); alimentos específicos secos, úmidos e semiúmidos (com características semelhantes à mastigação de carne cozida); molhos e desidratados para serem fornecidos como agrados; guloseimas, coberturas e recompensas para treinamentos;  complementos e suplementos funcionais com ingredientes, sabores e formatos diferenciados, além de alimentos completos e específicos naturais congelados com a característica de comida caseira, também se apropriando de uma lista extensa de ingredientes vegetais (frutas, verduras, grãos, sementes, óleos etc) e animais (aves, suínos, bovinos, ovinos e peixes).

Em relação à qualidade podemos considerar uma evolução enorme ao longo dos anos, baseados nas publicações de normativas específicas para o segmento em conjunto com o setor público, de modo a elevar os padrões de qualidade e segurança alimentar, com base no Decreto n°6296 de 2007 e na IN 4 de 2007 de Boas Práticas de Fabricação, onde sendo bem aplicado, com controles, monitoramentos e verificações rígidas, o conceito de qualidade se estende “do campo até a mesa”, pois além das condições higiênico-sanitárias das indústrias, são estabelecidos os procedimentos obrigatórios para qualificação e controles de matérias-primas e embalagens “do campo”, limpeza e higienização, qualificação, controle de higiene e saúde do pessoal, qualidade da água, controle de prevenção cruzada, manutenção e calibração de equipamentos e instrumentos, controle de pragas, controle de resíduos e o programa de rastreabilidade e recolhimento de produto até chegar à mesa, desta forma todas as indústrias são responsáveis pela qualidade dos produtos, pois são alimentos para animais com praticamente as mesmas composições de ingredientes.

Sobre inovação, por trabalhar há muitos anos com pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos posso assegurar que desde que haja tempo, planejamento e recursos, podemos fazer tudo!

 

Revista Pet Food Brasil_ Qual é a atual demanda de consumo, ou seja, o que os tutores buscam para ao seus pets?

Alderley Zani_Há tutores que buscam versatilidade, outros alimentos industrializados e fáceis de servir mas que sejam completos e balanceados, tem também aqueles que priorizam os hábitos vegetarianos, ou então, holísticos, orgânicos, veganos até chegar aos gourmets que querem ter o prazer de preparar o alimento com toda a magia de combinação de cores e sabores. Porém, a grande busca está em oferecer uma nutrição balanceada capaz de agregar mais saúde e, principalmente, aumentar a longevidade dos animais de estimação.

 

Revista Pet Food Brasil_Quais as tendências na nutrição para animais de estimação?

Alderley Zani_As tendências estão em direção à diversificação, como citado anteriormente, existem inúmeros nichos de mercado para atender as mais distintas necessidades e essa diversidade deve continuar aumentando, sendo necessário que exista sustentabilidade e recursos diferenciados para suportar tudo isso.

 

Revista Pet Food Brasil_ O que basicamente mudou, ao longo dos anos, em relação às necessidades e exigências no mercado de nutrição animal?

Alderley Zani_ A grande mudança de todo este mercado foi a humanização dos animais de companhia, que antigamente ficavam no quintal e agora estão dentro de casa e são companheiros inseparáveis. Tornaram-se um membro da família, são as eternas crianças dos lares. As exigências nutricionais de gatos e cachorros não mudaram, os animais necessitam exatamente dos mesmos nutrientes para a sua manutenção e desenvolvimento, porém algumas melhorias foram e são implementadas em busca de uma eficiente digestibilidade dos alimentos para a absorção dos nutrientes e diminuição dos volumes e odores das fezes (já que passaram a viver dentro de casas e apartamentos), uso de ingredientes para facilitar o trânsito gastrointestinal (TGI) e controle de peso, pela redução de mobilidade e castração, por exemplo.

 

Revista Pet Food Brasil_Com relação aos processos produtivos, o que pode ser dito sobre a indústria brasileira?

Alderley Zani_Os processos produtivos adotados pelas indústrias nacionais demonstram a diferença entre as básicas e as mais evoluídas, como em qualquer segmento industrial, onde o poder de investimento retrata os processos mais manuais em detrimento das linhas automatizadas.

 

Revista Pet Food Brasil_Quais aspectos, na sua opinião, a nossa indústria ainda precisa melhorar e/ou evoluir?

Alderley Zani_ Há fábricas com produção de 10 toneladas/hora e uma grande variedade de produtos, com isso, os volumes de produção de cada item é baixo, exigindo ajustes de máquinas e controles entre as produções, gerando um volume alto de reprocesso, onerando o custo final dos produtos. Outro importante alerta é a necessidade de melhorias nos processos, que devem ser constantes. Ainda há muito a ser feito em relação à automação, por exemplo.

 

Revista Pet Food Brasil_Por outro lado, há algum ponto em que a nossa indústria pode ser exemplo para o mercado internacional?

Alderley Zani_Somos muito criativos. Desenvolvemos produtos inovadores, aplicando a versatilidade que uma extrusora é capaz de oferecer.

 

Revista Pet Food Brasil_ Como o Brasil vem se saindo na área de pesquisas e estudos?

Alderley Zani_ Nesta área estamos em linha com o que acontece no mundo, seja pela facilidade nas pesquisas bibliográficas, pela alta qualidade dos técnicos dentro das Faculdades e Universidades distribuídos por todo o País e pelos Congressos de altíssima qualidade que estruturamos, onde buscamos mostrar o que fazemos aqui, além de trazermos especialistas de todas as partes do mundo para compartilhar conhecimentos e experiências.

 

Revista Pet Food Brasil_Como avalia o futuro da indústria de nutrição animal para animais de estimação?

Alderley Zani_Um mercado vivo, em pleno desenvolvimento e crescimento, sem limites para a nossa imaginação.

 

Por: Lia Freire

Fonte: https://www.editorastilo.com.br/pet-food/entrevista-com-o-alderley-zani-sobre-o-mercado-de-pet-food/